Código de leis judaicas
- Victor Minerbo
- 5 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Prezado Príncipe Dom Orleans de Bragança,
Caríssimo amigo, fiquei extremamente feliz em conhecê-lo pessoalmente, ainda ontem à noite, no Conjunto Nacional, durante a noite de autógrafos de seu formidável livro, na Livraria Cultura. Foi uma honra estar presente em um momento tão especial e compartilhar um pouco de sua obra.
Estou muito entusiasmado com a possibilidade de ensinar-lhe um pouco sobre as bases do Direito Judaico. Em primeiro lugar, gostaria de lhe oferecer uma introdução aos treze princípios da fé judaica, que são fundamentais para a nossa tradição. Para uma leitura mais aprofundada, recomendo o artigo disponível neste link: [Maimônides: Os Treze Princípios da Fé Judaica](https://www.morasha.com.br/leis-costumes-e-tradicoes/maimonides-os-treze-principios-da-fe-judaica.html).
Além disso, acredito ser importante discutirmos as Sete Leis Universais, também conhecidas como Leis de Noé, que são direcionadas ao restante da humanidade e estabelecem normas de conduta ética universal. Para saber mais sobre essas leis, sugiro que visite este link: [As Sete Leis Universais](https://pt.chabad.org/parshah/article_cdo/aid/3558909/jewish/As-Sete-Leis-Universais.htm).
Também pretendo abordar os Dez Mandamentos, que são o núcleo do código moral e espiritual do judaísmo. Para isso, recomendo a leitura deste artigo: [Os Dez Mandamentos](https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/666858/jewish/Os-10-Mandamentos.htm).
Por fim, gostaria de explorar com o senhor o coração do código de leis abreviado, o "Kitsur Shulchan Aruch", de Yossef Caro, obra de grande relevância compilada no ano de mil e quinhentos, justamente na época do descobrimento do nosso amado Brasil. Para mais detalhes sobre o capítulo 34 do Shulchan Aruch em português, sugiro este link: [Shulchan Aruch Capítulo 34 em Português](https://www.google.com/search?q=shulchan+aruch+capitulo+34+em+portugues&oq=shulchan+aruch+capitulo+34&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgEECEYoAEyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIHCAMQIRigATIHCAQQIRigAdIBCjMzMjM3ajBqMTWoAgiwAgE&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:e07728a7,vid:gJHyBP8U3kM,st:0).
Além disso, convido o senhor a visitar meu canal gratuito no YouTube, onde compartilho ensinamentos e discussões sobre diversos temas. O canal pode ser acessado através deste link: [Victor Minerbo no YouTube](https://www.youtube.com/results?search_query=victor+minerbo).
Commenti